26 de fevereiro de 2022

Supercharger: estancar a sangria

Crypto.com Supercharger
Ao manterem criptomoedas em carteira, esperando por melhores dias, não as vendendo, os investidores que que fazem staking ou o hodling, estão a contribuir para a estabilidade dos seus preços ou até a pressionar o lado da procura, contribuindo, por isso, também para a sua valorização.

Diversas Exchange/brokers ou outras plataformas DEFI, incentivam a prática de staking, oferecendo em troca o pagamento de juros. Estes juros podem ser tão mais altos quanto mais longo for o tempo de "estacionamento" das criptos. Durante esses períodos, as criptomoedas ficam cativas, estando o investidor impedido de a elas aceder. O juros podem ser creditados diariamente na carteira do investidor, ficando, esses sim, imediatamente acessíveis e disponíveis para gastar. 

Além de oferecer a possibilidade de staking, através do seu produto "Earn", a Crypto.com disponibiliza um outro produto a que chamou de "Supercharger". Ao contrário do staking, cujas moedas podem ficar cativas e os respetivos juros são pagos nessa mesma moeda, no "Supercharger", durante determinado período de tempo, o investidor pode colocar a "carregar" apenas Cronos, a moeda nativa do ecossistema da Crypto.com, e a todo tempo retirá-la do carregamento sempre que entender. Durante o período de carregamento não existe pagamento de qualquer juros. Só depois, findo aquele período, começa o chamado período de recompensa, sendo esta paga diariamente sob a forma de uma qualquer criptomoeda previamente definida aquando do lançamento do "Supercharger". A quantidade de moedas atribuídas como recompensa é calculada de acordo com o tempo e quantidade de Cronos colocadas/estacionadas durante o período de carregamento. 

Os ganhos no "Supercharger" podem ultrapassar os dois dígitos percentuais, dependendo do número de participantes e das quantias investidas durante o período de carregamento. Atualmente (Fev2022) decorre na Crypto.com um "Supercharger" com potencial de retorno de 67,31% anuais. A recompensa é paga em bitcoins. Trata-se de um potencial de ganhos record. Em eventos anteriores, os ganhos potenciais anunciados situavam-se à volta dos 30%, pese embora o rendimento real atribuído tenha sempre ficado abaixo dos 10%, em anteriores eventos. Estima-se que o evento atualmente em vigor (período de carregamento a decorrer durante 1 mês), com uma taxa de rendimento tão tentadora, possa constituir uma forma da Exchange Crypto.com estancar a desvalorização da sua moeda nativa, um comportamento que replica o mercado global de criptomoedas alvo recentemente de fortes desvalorizações muito por culpa da crise provocada pela Rússia na Ucrânia.