9 de fevereiro de 2022

Investimento de alguns com benefícios para todos

Investir em grupo - Crowdlending
Com as taxas de juros dos depósitos a prazo praticamente nulas, que claramente não compensam a taxa de inflação, ter dinheiro nos bancos é estar a perder dinheiro. 

Os sites de crowdlendig (financiamento coletivo) como o da GoParity, uma fintech portuguesa licencidada na CMVM, constitui uma excelente alternativa aos depósitos a prazo.

A GoParity tem como missão o financiamento de projetos sustentáveis dentro dos objetivos definidos pelas Nações Unidas no sentido de um “desenvolvimento que responda às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades”.

Os utilizadores da plataforma GoParity podem submeter os seus próprios projetos desde que tenham impacto positivo no ambiente ou na sociedade, ou serem eles os financiadores de outros projetos, quer sejam nacionais ou internacionais.

Como financiador, o utilizador tem acesso detalhado aos projetos que procuram captar capital, incluindo o rating de risco de incumprimento que pode ir de A+ (menos risco) a D (risco mais elevado), podendo neles participar como investidor. O capital investido é depois recuperado em tranches com periodicidade (geralmente) mensal, por prazos que podem ir de meses a vários anos, acrescidos de juros que podem chegar aos 8%. 

Os cerca de 20 mil investidores da plataforma já financiaram mais de 100 projetos, com uma taxa de cumprimento de 100%. Em caso de incumprimento, a GoParity compromete-se a desenvolver todas as iniciativas possíveis com o objetivo de recuperar os valores em dívida, podendo, em último recurso, prosseguir pela via judicial.

Na sua área pessoal cada investidor tem acesso a um resumo financeiro do capital investido, juros recebidos, capital em carteira disponível para investimento ou levantamento, uma visão do seu portfólio de investimentos e o impacto que teve ao nível da pegada ecológica.

O Alto Risco oferece um voucher de 5 euros, para que possa começar a investir, com a sua inscrição na GoParity.