13 de fevereiro de 2022

Criptomoeda em destaque: Solana

Solana pode ser adquirida em Crypto.com
Durante o ano de 2021 a generalidade das criptomoedas foram alvo de elevadas valorizações, muitas delas ligadas ao metaverso, NFT e os jogos play-to-earn, sectores que estiveram na moda pese embora muitas dessas criptomoedas estarem ligadas a projetos de muito duvidosa qualidade e fiabilidade a médio prazo. Com uma valorização de mais de 10.000%, a Solana (SOL) foi das criptomoedas que mais se destacaram, embora por motivos bem mais válidos.

O protocolo Solana assenta numa blockchain de terceira geração com código aberto, utilizando simultaneamente os mecanismos de consenso proof-of-stake e proof-of history, este último um sistema completamente inovador. 

A blockchain de alta performance da Solana oferece soluções avançadas que pretendem dar resposta a problemas que começaram a surgir com as anteriores gerações de criptomoedas ao nível da velocidade do processamento das operações que, porém, dominam (ainda) o mercado. Estamos a falar da Bitcoin (1ª geração, muito lenta mas muito segura) com o sistema de validação proof-of-work, que requer mais consumo energético, e da Ethereum (2ª geração, lenta, segura, muito descentralizada). 

Criada em 2017 por um ex-engenheiro da multinacional Qualcomm, a Solana só em 2020 seria lançada, focada no desenvolvimento de aplicações descentralizadas e em contratos inteligentes. A equipa de desenvolvimento da Solana é uma das mais reputadas, tendo o projeto captado grandes quantidades de empresas de capital de risco como a Alameda Research, do CEO da exchange FTX. A maior parte da moeda está na posse destes grandes investidores. 

Sendo uma rede muito recente, sem a segurança e solidez da Ethereum, a Solana, que aposta decididamente na rapidez de processamento, vista por muitos como uma Ethereum killer, encontra-se ainda numa fase beta, testando e provando a sua fiabilidade, posta à prova em setembro de 2021 quando esteve inoperacional durante 24 horas. Tem demonstrado alguma vulnerabilidade a ataques de spam (DDOS). Em menos de um anos foi alvo deste tipo de ataques por três vezes, dois deles tendo causado interrupção no serviço. Será o preço a pagar por uma menor descentralização face a outras moedas e uma maior aposta na velocidade em detrimento na segurança. A fiabilidade duma blockchain mede-se fundamentalmente por três métricas antagonistas entre si: aegurança, velocidade/escalabilidade e descentralização.

Atualmente a Solana já alberga diversas aplicações com potencial de crescimento, nomeadamente o jogo Star Atlas, um popular jogo de estratégia espacial de play-to-earn.

Preço da Solana em 9 de fevereiro de 2022: 110USD (máximo histórico: 230USD)

Posição:
Capitalização: 36.3B (Bitcoin: 840B | Ethereum: 387B )

Gráfico a um ano:


A criptomoeda Solana (SOL) pode ser adquirida em Crypto.com.