24 de fevereiro de 2022

Os quatro segredos da felicidade

Aparentemente são milhares os segredos da felicidade, tantos quantos são os milhares ou milhões de livros de autoajuda relacionados com o tema. Do ponto de vista cientifico, são apenas quatro. Quatro componentes químicos que, abundando no nosso cérebro, podem provocar a sensação de felicidade que todos buscamos.

A felicidade pode passar pelas criptomoedas. O sucesso num qualquer negócio, o alcançar de um qualquer objetivo ou a conclusão bem sucedida de uma qualquer tarefa a que nos propusemos, produz no nosso organismo uma substância química chamada Dopamina, essencial à nossa felicidade. 

Se estivermos expostos a um mercado, por exemplo, o das criptomoedas, quando o valor da nossa carteira está a subir, é inquestionável, sentimo-nos melhor. O contrário também se sucede. Vermos a nossa carteira a desvalorizar, reduz também os níveis de Dopamina no nosso organismo...

À falta da satisfação que possamos obter com os nossos investimentos, quando sentimos a frustração de não alcançamos determinados objetivos, tendemos a compensar a ausência da Dopamina indo buscá-la a outras fontes menos saudáveis, que nos proporcionem satisfação de substituição, como é o caso da comida e os doces, principalmente porque tendemos para o consumo em excesso. A explicação para a existência de inúmeras pessoas com excesso de peso passa pelo facto de recorrerem à comida como forma de compensar a frustração sentida pela ausência de satisfação de objetivos...

Os outros componentes químicos essenciais à felicidade não estão relacionados com a satisfação mas antes com fatores que nós próprios também podemos ativamente contribuir para alcançar:

A Oxitocina é a chamada hormona do amor e é produzida sempre que socializamos, quando interagimos com animais, ajudamos os outros e temos com eles contato físico. Se for contato intimo, melhor...

As Endorfinas ajudam a combater a dor. O exercício físico, ouvir música, ver um filme ou rir (que há quem diga ser o melhor remédio), ajudam muito na produção das endorfinas que podem ter uma função anestesiante.

Por fim a Serotonina, que ajuda a estabilizar o nosso humor, é obtida a partir do sol, do contacto com a natureza e com a meditação.

A felicidade não está apenas relacionada com a riqueza material (dopamina) mas antes com a combinação de vários fatores que podemos controlar com a nossa vontade. Cabe-nos a nós decidir se queremos ou não abraçar hábitos saudáveis, contribuir para a produção equilibrada dos quatros químicos essenciais ao sentimento de felicidade e paz interior que todos buscamos. 

Estarmos emocionalmente equilibrados é também uma das regras para termos um mindset ajustado e alcançarmos o sucesso em qualquer área da nossa vida, incluindo nos negócios, com ou sem criptomoedas.