28 de fevereiro de 2022

O que são ETF ?

ETF - o que são
Em meados da década de 90 do século passado, surgiu um novo instrumento financeiro que fazia a síntese entre as ações e os fundos de investimento. Desde então o capital investido nos ETF - Exchange Traded Fund, tem tido um crescimento médio anual de 12,5%, captando atualmente mais de 5 triliões de dólares.

Vantagens sobre as ações

Tal como as ações, os ETF são negociados na bolsa. Funcionam como uma espécie de fundo composto por não uma, mas várias ações que replicam ou compõem um qualquer índice ou setor de atividade económica, como por exemplo, matérias primas. Compreendendo portanto um leque variado de ações, como teoricamente com a diversificação o risco é menor, cumpre com a velha máxima de que não devemos pôr todos os ovos no mesmo cesto. 

Por outro lado o investidor em ETF não necessitará de fazer o recomendável trabalho de casa, i.e. estudar os fundamentais das empresas, se pretender fazer stock picking, tendo direito aos dividendos das empresas onde o ETF investe. 

Vantagem principal: menos stress. 

Vantagens sobre os fundos

Ao contrário dos fundos, os ETF não são subscritos junto de um banco. A compra e venda é efetuada junto de um broker, de forma simplificada. O resgate é mais rápido, ocorrendo no próprio dia da ordem de venda, ao contrário dos fundos onde podemos contar sempre com um tempo de espera de vários dias até termos o dinheiro de volta à nossa conta bancária. 

Como o cabaz de ativos onde o ETF investe não é objeto de seleção (como acontece nos fundos) mas antes limita-se replicar a composição de índices, os custos de gestão são significativamente menores.

Sempre a crescer

Atualmente (FEV2022) o ETF com a maior capitalização bolsista é o SPDR S&P 500 ETF Trust (SPY) que, conforme a sua designação deixa adivinhar, investe nas empresas que compõem o índice S&P 500 (as 500 maiores empresas cotadas nos Estados Unidos).

Em 2021 o volume diário negociado em ETF ultrapassou os 150 biliões de dólares.