2 de março de 2022

Staking

Staking

A diferença entre um depósito bancário convencional à ordem e outro a prazo, reside na remuneração de juros proporcionada pelo segundo. O staking, no universo das criptomoedas, é o equivalente a um depósito a prazo. Durante determinado prazo, o investidor que faça um staking das suas criptomoedas fica privado de as movimentar. Em troca, é recompensado com juros. É também possível efetuar staking com possibilidade de resgate imediato, embora as taxas de juros oferecidas, neste caso, sejam menos generosas.

Durante o período de staking as criptomoedas são teoricamente utilizadas para minerar novas moedas ou para emprestar a outros investidores. Atividades que geram rendimento junto da plataforma ou exchange onde foi feito o staking. Tal recompensa é atribuída ao investidor proprietário das criptomoedas, sob a forma de juros, fixados previamente aquando do depósito de staking. Quanto maior o período de staking, mais elevada a taxa de juro anual, com o depósito destes a poder ser creditado diariamente ou semanalmente na carteira do investidor.

O staking, por se traduzir na manutenção de ativos, confunde-se com o Hodl, que igualmente significa manter os ativos em carteira. Mas neste caso, sem que necessariamente haja qualquer recompensa e a disponibilidade para movimentar as criptomoedas em Hodl seja imediata.

A exchange Crypto.com disponibiliza staking de várias criptomoedas, através do seu produto Earn, oferecendo variadas taxas de juro que podem ir de 1% a 12,5% anuais, consoante a criptomoeda depositada.