19 de fevereiro de 2022

DEFI - Redefinindo o sector financeiro

DEFI é um termo cada vez mais frequente no universo das criptomoedas. Refere-se a um sector destes ativos relacionado com projetos de finanças descentralizadas (DEcentralize FInance) que está a atrair muitos investidores.

O mundo financeiro está a tornar-se cada vez mais digital. Não só os balcões tradicionais dos bancos se reformulam e se reconvertem como também se regista uma tendência para uma menor presença física destes espaços, verificando-se o encerramento crescente de dependências.  

As transações efetuadas através de plataformas digitais, nomeadamente através da tecnologia blockchain, que garante a sua segurança, juntamente com o recurso aos chamados smart contracts (contratos inteligentes que se auto gerem e executam, sem interferência humana, seguindo uma lógica de IF-THEN), abrem espaço para a possibilidade de existirem empréstimos, concessões de crédito, poupanças e aplicações financeiras remuneradas com juros.

Sem necessidade de papel, sem burocracias, sem intermediários, rápido e estreitando o fosso existente entre indivíduos e oligarquias financeiras, o sector DEFI tem muita margem de crescimento, permitindo que cada utilizador possa ser um (mini) banqueiro, podendo ele próprio emprestar dinheiro e financiar pessoas e projetos.

Uma das criptomoedas relacionadas com este sector é a Curve (CRV), podendo ser transacionada na plataforma Crypto.com.

15FEV2021 - Gráfico da Curve DAO a um ano:

À semelhança com o que acontece com a generalidade das moedas, a Curve tem acompanhado a tendência do mercado global de criptomoedas.

Do ponto de vista do investidor de médio/longo prazo, o indicador de médias móveis 25-50 não sugere, por ora, a compra.